parent nodes: 29, na cabala | Água | Astrologia | Glossário de metafísica | Júpiter | Lamed | Netuno | Peixe | Quoph | Tzade


Peixes, signo


index do verbete

wkp



resumo

Peixes. Água, noturno. Argúcia, simpatia, tato, boa vontade para ouvir, paciente e persistente. Supersensíveis e emocionais, rabugentos, irritadiços e sem iniciativa. Bondosos e despreocupados. Ambiciosos mas sem concentração. Melhores como subordinados. Mente viva mas falta objetividade.

"Navegar é preciso"

Peixes (20/02 a 30/03) – da água, regido por Netuno e Júpiter.

Piedade, intuição e espírito de sacrifício ou passividade e anulação. (f.: Pellegrini, L. (1995). Dicionário de Símbolos Esotéricos. São Paulo: Editora Três.)

...

Um ciclo se encerra - algo se extingue ao mesmo tempo em que se pressente o nascimento de algo novo. O navio que singra os mares vastos é símbolo também desse signo, o último da série do zodíaco. É preciso partir, embora não se possa enxergar com clareza o rumo a ser seguido. Não faz mal: os Peixes sempre sabem para onde se deve navegar. È este o signo que escuta os rumores do infinito, que segue o pressentimento, chegando humilde no porto -e sem fazer alarde, dá exemplo de grande misericórdia. Nesse navio, sempre cabe mais um, porque todos podem ser salvos, aliás, todos serão salvos.

O tema da salvação e da perdição, a figura do santo e do louco, ambos fazem parte do simbolismo de Peixes, que está sempre na fronteira de dois mundos. Aqui, se aprende que tudo termina no mar - o oceano recebe todas as águas, todos os detritos da civilização também. Sem julgar, ele recebe o que já útil, tragando em suas águas as Memórias de centenas de histórias extintas. Para cumprir essa tarefa de extrema compaixão por todas as formas de vida, Peixes é maleável, versátil.

É um signo mutável, realmente. Segue com os ventos, que empurram as velas do navio. Isso Talvez seja esse o mistério que Peixes evoca por onde passa. Mas ele não fala, apenas acolhe, mistura todas as pessoas na festa e ela vira um sucesso. Antenado no infinito ele sabe presentear como ninguém - com seu ar distraído, pisando as estrelas, vai captando o que é impalpável, o que não se exibe com clareza - e depois, surge com o presente que fala direto ao coração de alguém. Mas exatamente por esta capacidade, peixes carrega, vez por outra, os detritos da humanidade, na forma de sentimentos e emoções alheias que vão se juntando ao seu sentimento.

Por vezes, a carga deste mundo é tão pesada que ele entende o que Cristo (cujo símbolo era um peixes, aliás), queria dizer quando falava "meu reino não é deste mundo". O reino de Peixes é o da arte, da música, da poesia, dos espaços siderais também. Viajante eterno, andarilho dos caminhos Santosescador de almas perdidas, parece ter uma conexão direta com o reino imaterial, com as impressões e imagens. Daí usa a sua maravilhosa imaginação e seu enorme poder de sentir os espaços.

Em Peixes, tudo é grande, vasto, infinito. Tanto que, no reino animal o signo rege as baleias e os grandes seres do oceano, assim como os elefantes, que caminham sobre a terra. No desespero, Peixes se perde, já não sabe mais o caminho - desconhece quem é, se desintegra nas mil dores da humanidade e de toda a criação. Alma sensível, sabedoria inata, não quer convencer ninguém, talvez porque entenda tudo.

No fundo, perdoa a todos - e se não fizer um esforço para discriminar muito bem o que vive, acaba se fazendo mal. Peixes tende ao escapismo, pois como este não é bem seu mundo, ou tem dificuldade em encontrar um lugar claro para si nas esferas ordenadas da sociedade, termina muitas vezes optando por doar sua simpatia e amor ao que nada tem. É no hospital, no orfanato, no asilo que o Peixes está presente, fazendo as vezes de anunciador de um novo ciclo, barqueiro que ajuda a alcançar uma outra margem do rio.

Com os olhos no horizonte largo, os Peixes se destacam nas profissões relacionadas com as relações exteriores, com o comércio de longo alcance, e falam pela música, dança e pela poesia. Os Peixes também estão nos laboratórios de física, estudando os segundos iniciais da criação do universo. Cosmologia é seu tema natural. Alguns se voltam para a fé, outros para a física. Ambos convergem para o mistério do espaço. E por ele, fazem mágica - não se importam em terminar nada, porque sua função é esboçar, anunciar, delinear - outros virão no futuro para dar forma acabada ao que anunciaram.

Ao generoso Peixes, só cabe anunciar o sentido ou perguntar-se sobre ele.

Toda essa mistura de fantasia, pressentimento, docilidade e sabedoria termina compondo um ser atraente e misterioso. Romântico como ele só, cheio de lirismo, envolve quem ama com mil pequenas surpresas - e muitas vezes escolhe mal seu parceiro, para depois sofrer - Peixes tem uma pequena queda para o sofrimento.

No amor, usa e abusa de seu poder de descobrir o que não é revelado - mas não para controlar, mas para ter um encontro de alma mais profundo e completo. Por ser instável como o oceano, curioso e explorador, pode não se adaptar muito bem à vida do casamento, embora seja um dos amantes mais devotados do zodíaco.

Os Peixes regem os pés, que carregam todo o peso do corpo, limite mais humilde - e fundamental, pois são eles que nos carregam para toda parte. Sem prestar muita atenção onde coloca os pés, Peixes de tempos em tempos é lembrado de sua conexão com a terra por meio de afecções nessa parte do corpo. Aos poucos, sua alma antiga vai aprendendo que também é preciso manter os pés na terra para poder continuar anunciando o mundo que pressente. Além disso, Peixes tem relação com o sistema linfático - um dos sistemas que carrega líquidos por nosso corpo - e o centro de energia (chakra) da coroa, por onde os orientais dizem entrar a energia do universo.

Ficha Técnica

Qualidade. Frio e Úmido (Água) - baixa energia e grande capacidade para juntar e conectar

Natureza. passivo, feminino, noturno, par

Polaridade. negativo

Regente. Júpiter (tradicional) e Netuno (moderno)

Cores. azul-mar, verde-azulado, cinza-esverdeado, tons iridescentes

Corpo. pés, sistema linfático

Palavras-chave. compaixão, emoção, infinito, intuição, romantismo, altruísmo, devoção, piedade, escapismo, caos, fantasia, poesia, religiosidade, dissolução dos limites, mundo alternativo

Planetas em Peixes

O planeta regente deste signo é Júpiter noturno, tradicionalmente, pois preside a misericórdia e a compreensão que não julga nem procura avaliar com a razão, mas sim procurando a paz e o sentido de todas as experiências. Também simboliza a compreensão e aceitação sabias em oposição a Mercúrio, símbolo do raciocínio e da engenhosidade mental, que rege o signo oposto, Virgem.

Qualquer planeta no signo de Peixes se manifesta com suavidade, ampliação de espaços e intuição. Os planetas adquirem maleabilidade, suavidade, algumas vezes dispersão. Expansão e dissolução de limites são seus modos de atuar.

pjm



12º Signo do Zodíaco - 20 de Fevereiro a 20 de Março

Príncipio: Passivo

Dia: Quinta feira

Elemento: Água, Mutável

Pedra: Jade

Parte do corpo: s e Sist. Linfático.

Metal: Estanho

Estação do ano: Fim do Verão(Hemisf. Sul)

Côr: Verde e tons de água.

Planeta Regente: Júpiter e Netuno

Incensos: Alfazema e algas.

Descrição

Peixes ou Piscis é o décimo segundo, e último signo astrológico do zodíaco, situado entre Aquário e Áries e associado à constelação de Pisces. Seu símbolo são dois peixes representando a união do Plano Astral com o Plano Físico. Forma com Câncer e Escorpião a triplicidade dos signos da Água. É também um dos quatro signos mutáveis, juntamente com Gêmeos, Virgem e Sagitário.

Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os piscianos são as pessoas nascidas entre 20 de fevereiro e 20 de março.

Peixes é tradicionalmente regido pelo planeta Júpiter, apesar de também ter sido atribuída regência a Netuno, desde a sua descoberta em 1846. Do ponto de vista físico, está relacionado com os pés e com o sistema linfático. Diz-se que sua natureza é feminina e que, sendo assim, responde melhor à maneira como sua energia se expressa. Como signo de Água está ligado às emoções, em particular aos sentimentos universais que se associam às dificuldades e aos sofrimentos humanos na Terra. Como signo Mutável, Peixes dissemina energia de forma esporádica, sem que tal energia siga uma direção específica. Peixes vai para onde sopra o vento.

Os planetas se expressam com sensibilidade em Peixes, de maneira bastante difusa ou dispersa. O signo canaliza impulsos intangíveis e os planetas são aqui muito receptivos aos sinais em um nível etéreo. Há uma forte tendência para sonhar e para fantasiar, além de uma inclinação para se sentir um mártir. A sensibilidade emocional exacerbada de Peixes é, com freqüência, canalizada para saídas criativas, em particular no que diz respeito a música e filmes, mas também em conexão com a Natureza e com pessoas que precisam de cuidados sociais. Peixes é o signo dos sonhos, das desilusões e do enriquecimento espiritual.

Mitologia


(combate de Zeus contra Tífon). Clique no link para ver a imagem em tamanho maior:rel://files/_AV3SGOF59WBQTTUVFZ9K.jpg


Peixes representa Afrodite, a deusa do amor e da beleza, e seu filho, Eros. Para escapar do gigante Tífon, eles se transformaram em peixes e caíram no rio Eufrates.

tcom

Water is deep, mysterious, capable of stillness and calm: in modern psychology it symbolizes the energy of the unconscious. Just as Aries is fire in its primitive form, so Pisces is water in its most fluid form. The Piscean character is emotional, sensitive, vague and unworldly, given to the mysterious world of dreaming and attracted to the unknown. At the same time, like water, the Pisccan character is highly adaptable, able to accommodate itself to demanding situations. Water also suggests the flow toward other people, and this too is an aspect of Pisces - a gentle, compassionate nature, which can show itself as vulnerability. Pisces is a time of year when the rains of late winter and early spring prepare the earth for a burst of activity in spring (Aries). At its simplest level, the sigil (below) represents the fishes. In a more esoteric interpretation, one arc represents the finite consciousness of mankind, the other the consciousness of the universe. The line bisecting the arcs is the earth, the point at which the spiritual and material spheres of life meet.
ENCYCLOPAEDIA V. 51-0 (11/04/2016, 10h24m.), com 2567 verbetes e 2173 imagens.
INI | ROL | IGC | DSÍ | FDL | NAR | RAO | IRE | GLO | MIT | MET | PHI | PSI | ART | HIS | ???